GerA. (Gerenciador de Assinaturas) - Documentação


Voltar

CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA

 

A lista abaixo está relacionada à ordem correta para a configuração do sistema.

  1. Adicionando usuários
  2. Adicionando servidores
  3. Adicionando períodos de pagamentos
  4. Adicionando serviços
  5. Adicionando planos de registro
  6. Adicionando planos de hospedagem
  7. Adicionando planos de streaming
  8. Adicionando pacotes de serviços
  9. Adicionando contas bancárias
  10. Configurando boleto bancário
  11. Configurando módulos de pagamento (Gateways)
  12. Configurando cupom de desconto
  13. Configurando mensagens pré-definidas
  14. Configurando o sistema automático
  15. Configurando o suporte por ticket (Help Desk)
  16. Configurando tarefas automáticas

 

 

 

1 - Adicionando usuários

Topo

Para adicionar um usuário, acesse a opção "Configurações > Usuários", e cadastre-o informando as áreas que o mesmo terá acesso, como no exemplo abaixo:

 

 

2 - Adicionando servidores

Topo

O cadastramento de um servidor é fundamental para o controle e manipulação das informações de uma conta de hospedagem.
Você pode cadastrar servidores nos tipos:

  1. Hospedagem convencional (Dados)
  2. Streaming (áudio/vídeo)

Informe os dados nos campos como no exemplo abaixo:

 

 

3 - Adicionando períodos de pagamentos

Topo

O período de pagamento é um recurso para personalizar planos, como por exemplo, os planos promocionais.

Para cadastrar um período, acesse a opção " Configurações > Pagamento > Períodos", e informe os dados referentes ao período, como no exemplo abaixo:

 

 

4 - Adicionando serviços

Topo

Os serviços avulsos são "produtos" que não são oferecidos diretamente aos clientes, como por exemplo, restauração de backup de um domínio.
O cadastro não é obrigatório, porém se utilizado com freqüência, facilita a geração de novas faturas.

Para adicionar um serviço, acesse a opção "Configurações > Produtos & serviços > Serviços & Recursos > Adicionar" e informe os dados como no exemplo abaixo:

 

 

Opções de controladores

 

 

5 - Adicionando planos de registro de domínio

Topo

Esses planos são pacotes de anuidades para registro/renovação de domínio.

Para adicionar um plano, acesse a opção "Configurações > Produtos & serviços > Planos de registro" e informe os dados como no exemplo abaixo:

Nota: O primeiro caracter do não pode ser "." (ponto), caso contrário o sistema não funcionará corretamente.

 

 

6 - Adicionando planos de hospedagem

Topo

O cadastro de um plano é bem simples, porém há algumas informações que devem ser respeitadas para o funcionamento correto, como o campo "Package WHM", que somente deve ser informado quando há interação com o WHM (WebHost Manager).

Para adicionar um plano de hospedagem, acesse a opção ">Configurações > Produtos & serviços > Planos de hospedagem", e informe os dados como no exemplo abaixo:

 

Em casos de integração com API, a opção de importação de planos(packages) pode estar disponível.

 

 

7 - Adicionando planos de streaming

Topo

O cadastro de um plano de streaming é similar ao de hospedagem.

Para adicionar um plano de streaming, acesse a opção ">Configurações > Produtos & serviços > Planos de steaming", e informe os dados como no exemplo abaixo:

 

Em casos de integração com API, a opção de importação de planos(packages) pode estar disponível.

 

 

8 - Adicionando pacotes de serviços

Topo

Os pacotes de serviços facilita a cobrança para aqueles clientes que possuem mais de um serviço em sua conta.

Para adicionar um pacote de serviço, acesse a opção "Configurações > Pacotes de serviços > Criar pacote" e informe os dados como no exemplo abaixo:

 

 

 

9 - Adicionando contas bancárias

Topo

As contas cadastradas e ativas serão impressas nas mensagens de cobransças através de uma variável de nome [BANCOS].

Para adicionar um serviço, acesse a opção "Configurações > Contas bancárias" e informe os dados como no exemplo abaixo:

 

 

10 - Configurando boleto bancário

DESCONTINUADO

 

11 - Configurando módulo de pagamento (Gateways)

Topo

Gateway de pagamento são serviços de cobranças online, como o PayPal, PagSeguro, Pagamento Digital (!bCash), Moip entre outros.

O sistema disponibiliza recursos para a integração com estes serviços. Onde poderá configurá-lo para gerar faturas, receber notificações de pagamento(NIP/IPN) e consultas diversas. Para isso, será necessário possuir conhecimento básico às linguagens XML e PHP.

 

12 - Configurando cupom de desconto

Topo

Gateway de pagamento são serviços de cobranças online, como o PayPal, PagSeguro, Pagamento Digital (!bCash), Moip entre outros.

O sistema disponibiliza recursos para a integração com estes serviços. Onde poderá configurá-lo para gerar faturas, receber notificações de pagamento(NIP/IPN) e consultas diversas. Para isso, será necessário possuir conhecimento básico às linguagens XML e PHP.

 

13 - Configurando mensagens pré-definidas

Topo

No momento o sistema não contém um editor wysign próprio, porém você pode adicionar um editor de sua preferência.

As mensagens podem ser formatadas a seu modo, utilizando as variáveis disponíveis em cada uma delas.
Para saber quais as variáveis podem ser utilizadas na composição de cada mensagem, clique aqui.

Para configurar uma mensagem, acesse a opção "Configurações > Mensagens pré-definidas" e clique no ícone editar da mensagem desejada.

 

14 - Configurando o sistema automático

Topo

Para configurar a parte principal do sistema, acesse a opção "Configurações > Automação".
A parte de automação contém as guias:

  1. Contatos
  2. Financeiro
  3. Integração
  4. Cadastro

- Contatos:

Na guia "Contatos", são requeridos os dados para contatos nas áreas relacionadas. Informe como no exemplo da imagem abaixo:

 

- Financeiro:

Na guia "Financeiro", você deve definir como sejam cobradas as faturas de seus clientes e as correções dos valores com juros e multa.
Você pode escolher quando cobrar a fatura, se no início do serviço ou após a prestação do serviço.

Os envios de cobranças configurados nesta guia, funcionam somente com o "agendamento" das tarefas. Que está sendo explicado aqui.

 

Envio de e-mail

 

MKT de recompensas

 

- Integração:

Na guia "Servidores/Crtl", contém opções para integra-lo parcialmente aos sistemas para WebHost (Ex.: cPanel/WHM), Plesk, DirectAdmin, CWP e etc.).

Através do agendamento, é possível:

  • Criar conta automaticamente e enviar ou não a mensagem de liberação ao cliente
  • Suspender o domínio em caso de inadiplência.

Estes recursos somente obterão êxito se houver a integração com o agendamento de tarefas(Cron e etc.).

 

 

- Outros:

Cadastro

Apenas marque esta opção se deseja que o novo cliente verifique a veracidade de seu cadastro. Neste caso, o mesmo
terá que ativar o seu cadastro através de um link (URL) que será encaminhado para o email cadastrado.

15 - Configurando o suporte por ticket (Help Desk)

Topo

14.1 - Departamento

Para configurar o help desk, acesse a opção "Configurações > Help Desk".
Primeiramente deve-se criar um departamento (área de atendimento), para isso, clique na opção "Departamentos" e adicione o departamento desejado, como na imagem abaixo:

Nota:
Caso não deseje integrar o help desk com o e-mail referente, preencha apenas os campos Departamento e Email.

 

14.2 - Operador

O operador é um usuário cadastrado no sistema, que adicionado ao help desk torna-se um atendente. Somente estes que tiverem cadastrado como operador, poderão atender os chamados.

Para adicionar um operador ao help desk, clique na opção "Operadores" e adicione o usuário desejado, como na imagem abaixo:

 

14.3 - Mensagens

As mensagens já estão pré-configuradas, faltando somente a alteração de algumas informações.

Para configurar as mensagens do helpdesk, clique na opção "Mensagens" e edite as informações que indicam o caminho para o sistema.

14.4 - Tickets automáticos

Trata-se de um "agendamento" para a execução de um arquivo que checa automaticamente novas mensagens de clientes, abrindo um ticket de atendimento.

O caminho para o arquivo painel/PainelAdm/checarEmail.php.

 

16 - Tarefas automáticas

Topo

Os arquivos que executam as tarefas automáticas encontram-se no diretório "auto", são eles:

  1. _cobranca_avulsa.php -> Envia cobranças avulsas e pacotes de serviços
  2. _cobranca_hospedagem.php -> Envia cobranças de hospedagem e streaming
  3. _cobranca_registro.php -> Envia cobrança de registro/renovação de domínio
  4. _whm_criaConta.php -> Cria conta nos sistemas integrados
  5. _whm_suspende.php -> Suspende domínio nos sistemas integrados

Estes arquivos podem ser renomeados e até editados, se compreendidas as rotinas existentes nos mesmos.

Para executar as tarefas, agende os horários a serem executados informando o caminho para a leitura do arquivo.

Exemplos de caminhos para "agendamento" feito na ferramenta Cron no cPanel:

  1. /usr/bin/php -q /home/seuLogin/public_html/painel/PainelAdm/auto/_cobranca_hospedagem.php
  2. GET http://painel.seudomino.com/PainelAdm/auto/_cobranca_hospedagem.php

 

 

Voltar